Este final de semana eu fui conhecer a Casa Cor Minas 2013, que está acontecendo em Belo Horizonte, desde o dia 21 de setembro. Como esse ano deu para visitar duas Casas Cores, achei fantástica a experiência de poder ver coisas tão diferentes entre si, mas tão igualmente espetaculares. Como já contei aqui, a Casa Cor Brasília me conquistou pelo requinte, pela sofisticação, pelo belíssimo uso da iluminação e da tecnologia. Alguns acharam os ambientes muito escuros, e de fato, eram. Mas era necessário para destacar os projetos de iluminação que, por sinal, eram divinos. Eu já gosto de uma penumbrazinha, então pra mim não foi problema.

Já a Casa Cor Minas me conquistou profundamente por razões completamente diversas. Primeiro pelas raízes, né.. Não nego! Natureza, muito, muito verde, paisagismo, palhinha, ares antiguinhos, boas ideias vintage, pedra sabão.. tudo isso tem por lá! Sabe casa de vó? Vi isso em vários espaços e deu pra me sentir em casa! Tudo com muita propriedade e a sabedoria de trazer o aconchego, sem deixar as modernidades, que já não vivemos sem, de lado.

Além disso, o local escolhido para sediar o evento este ano é de uma beleza inigualável!! Trata-se de uma casa, construída em 1954, a Casa Alberto Dalva Simão, com o projeto de ninguém menos que Oscar Niemeyer, na região da Pampulha em Belo Horizonte (MG). A proposta, com a escolha desta casa, além da ideia de dar aos profissionais participantes a oportunidade de criar em um espaço assinado pelo mestre da arquitetura, foi de possibilitar que alguns arquitetos fizessem algo diferente em relação aos outros anos. Nesta edição da Casa Cor Minas, alguns ambientes nasceram não da transformação de espaços já construído, mas da construção de novos espaços que não faziam parte da estrutura original da residência. Com isso, os profissionais ganharam a oportunidade de ir além da arquitetura de interiores e mostrar o trabalho essencial do arquiteto: o de projetar e edificar. Amei isso!

Se quiserem saber a especificação do espaço, bem como o nome do(s) arquiteto(s)/designer(s) envolvido(s), basta posicionar o mouse sobre a foto, que aparecerão as informações. Mas já adianto pra vocês os ambientes que mais se destacaram para mim: a Casa do Jardim, de Luis Fábio Rezende de Araújo, a Pocket House, de Cristina Menezes, a Sala de Banho, da Márcia Carvalhaes e toooooda a área externa, incluindo o Deck/Bar, a Varanda, o Terraço, os jardins e o paisagismo em geral.
Adega - Camile GuedesAtelier da Chef - Bruna Manuela e Marcela MeninAtelier Gourmand - Denise VilelaBanheiros Públicos Ecotransportáveis - Jonahas Valle e Sergio VianaBilheteria - Junior PiacesiCafé - Bruna Figueiredo e Virgínia Reis 1Café - Bruna Figueiredo e Virgínia ReisCasa do Jardim - Luis Fábio RezendeCasa do Jardim - Luis Fábio Rezende 1Casa do Jardim - Luis Fábio Rezende 2Cinema - Carlos Alexandre DumontDeck-Bar - Cristina Morethson e Angelo CoelhoEco Jardim - Nãna GuimarãesEscritório - Ana Lúcia RodarteEspaço Gourmet - Ana Andrea Barra e Norma GuimarãesGaragem - Andrea BurattoGazebo - Estela NettoHome Office - Ana Paula CarneiroJardim da Piscina - Anaine Vieira PitchonJardim de Entrada e Varanda - Anaine Vieira PitchonJardim do Encontro - Carla Pimentel e Marina PimentelLiving - Lena PinheiroLoft Móvel - Vivien de CasttroLounge do Conforto - Luis Carlos Landim e Marlene DecicinoPocket House - Cristina MenezesQuarto do Bebê - Flávia ZambelliQuarto do Flávio Venturini - Danielle Bellini e Luis Gustavo BelliniQuarto Feminino - Fabíola Constantino Ferreira e Patrícia Pires LageSala de Banho - Márcia CarvalhaesSala de Jantar - Hall e Escada - Flávia Roscoe e Cláudia RoscoeSala de Música do Jota Quest - Graziela Costa - Erika Steckelberg - Kivia Costa - Zuleica LombardiSala do Cobogó - Natacha Nascif e Juliana CouriSala Íntima e Circulação - Gislene LopesSala Minas Gerais - Pedro LázaroSuíte do Casal - Eduarda CorreaTerraço 54 - Eduardo Begiato e Edwiges LealImagens: Casa Cor Minas
Fonte: InfoImoveis
Fonte: Lugar Certo. Estado de Minas

Serviço
Local: Alameda das Palmeiras, 444– Bairro São Luiz
Data: 21 de setembro a 29 de outubro
Horário de funcionamento: de quarta a sexta-feira das 16h às 22h; sábado das 13h às 22h; domingo e feriado das 13h às 19h
Ingressos: R$ 50 (idosos e estudantes pagam meia-entrada).
Assinantes do Clube A do Estado de Minas têm 20% de desconto.
Informações: www.casacorminas.com.br