Dia desses, trocando ideias com uma frienda que acabou de se mudar para uma casa LYEEEEEEEEEEEEENDA de viver e, que, por isso mesmo, está toda empolgada com decoração, me veio a ideia de fazer esse post. Trata-se de uma paixão antiga, mas ainda “de molho” pelas circunstâncias..rs.

O fato é que eu AMO ladrilhos/azulejos estampados! Como disse para ela, ainda sem saber ou pesquisar para escrever por aqui, me remete à influênia portuguesa, porém mesclando o clássico com o jovial, alegre. Me passa um frescor, uma doçura, e, ao mesmo tempo, muita tradição. Quem me conhece sabe que não teria como eu não gostar.

Gosto da diversidade das misturas e do resultado que um mix’n match bem feito pode chegar. E não me limito a gostar deles nas cozinhas, varandas ou lavabos não. Aprecio os ladrilhos/azulejos em tudo! Salas, mesas, pisos, tetos, paredes em geral.. Gosto muito dos tons possíveis, da história  e do aconchego a que me remetem, além do visual cheio de bossa.

“A origem do ladrilho vem dos antigos mosaicos feitos pelos bizantinos para decorar pisos e paredes expressando a religiosidade através desta arte. Os primeiros ladrilhos chegaram ao Brasil vindos de Portugal, da França e da Bélgica. No final do século XIX, a arte da fabricação foi ensinada aos imigrantes italianos que moravam em São Paulo, onde surgiram as primeiras fábricas. Além de lindas, as peças são práticas se bem cuidadas. Elas podem receber restauração e apenas uma boa lixada é capaz de deixar as cores vivas de novo. Sempre indico para paredes, porque eles são mais grossos que a cerâmica, então para usar no chão a espessura entre um e outro deve ser levada em consideração.”

Para quem algum dia já ficou em dúvida, como yo, aí vai uma distinção, acompanhada de algumas (muitas!) inspirações para a casinha de vocês. Se não, pelo menos para a imaginação! Quando tiver a miiiinha casinha, do meeeeu jeitinho, ahhh, vocês vão ver muito disso por lá!:

LADRILHOS

E uma pequena placa de cerâmica, mármore, mosaico, etc., de vários formatos, utilizada para constituir um revestimento. São peças em geral quadradas ou retangulares, de cerâmica, de barro cozido ou de cimento, empregadas no revestimento de paredes ou de pavimentos.

AZULEJOS

O termo designa uma peça de cerâmica de pouca espessura, normalmente, quadrada, em que uma das faces é vidrada, resultado do cozimento de um revestimento normalmente denominado como esmalte, que se torna impermeável e brilhante.Ambos podem ser monocromáticos ou policromáticos, lisos ou em relevo.

DICA!!! Para quem não quiser quebrar paredes ou furar o piso, aqui vai uma ótima dica: empresas de adesivos decorativos como a Gecko têm lindos modelos de adesivos!

Imagens: Google images
Informações: Gorete Colaço